Home / Dicas de Viagem  / Trem na Itália

Trem na Itália

Trem na Itália – muito fácil, eficiente e seguro, neste artigo vou te contar com mais detalhes, para você aproveitar sua viagem!

Não existem muitos problemas em se locomover dentro da Itália, principalmente entre as cidades turísticas, pois elas contam com uma variedade de trens que definitivamente não são poucas e podem percorrer todo o país e até mesmo alguns outros como França, Suíça e Alemanha.

materiale_rotabile_2_piani_trenitalia

A maior parte da rede italiana é operada pela Trenitalia que possui trens para todos os tipos de bolso, desde os mais modernos que possuem cabines para dormir, quanto os mais comuns usados diariamente que por serem bem mais baratos (com viagens de € 2,00) muitas vezes são utilizados como o principal meio de transporte, já que compensa bem mais devido ao valor da gasolina (em média de € 1,46 o litro).

IMG_20161207_150516.jpg

Para adquirir o bilhete, você pode comprar dentro da estação tanto na bilheteria com os vendedores (poucas cidades possuem esse serviço) ou nos terminais eletrônicos onde você poderá escolher e comprar sozinho. Uma dica importante é: antes de comprar seu bilhete nas maquinas, observe se a máquina que está utilizando possui troco suficiente para a nota que você está inserindo, caso contrário a máquina devolverá a sua nota e então não conseguirá efetuar a operação.

Existem dois tipos de bilhete: o primeira classe, que o valor é maior e o conforto também, com poltronas melhores e mais espaçosas e o segunda classe que não é tão confortável, porém dependendo do tempo de viagem compensa devido a diferença de valor. Você encontrará nas portas dos trens as identificações 1 e 2 , que significam as classes, portanto se comprar o segunda classe, não poderá viajar na primeira e vice versa.

2sacbpu

Após a compra do bilhete, você deve se dirigir à plataforma correspondente ao seu trem que estará indicado em painéis ou televisores e informarão onde o seu trem irá parar, porém para facilitar, basta você acompanhar pelo horário de partida, pois muitas vezes a parada final do trem é diferente do seu destino. Fique atento!

dsc04684

Geralmente, em cada plataforma existe uma espécie de “caixa” que nada mais é do que um terminal de convalidação do bilhete comprado. É só inserir uma das pontas do seu bilhete nessas máquinas alguns minutos antes de pegar o seu trem. Não faça isso muito tempo antes porque alguns bilhetes tem duração de apenas algumas horas. Isso é importante porque possivelmente durante sua viagem passará um vigia para verificar o seu bilhete e se o mesmo foi convalidado.

IMG_20161214_143144.jpg

As vezes as pessoas deixam de comprar ou validar o bilhete, porque pode acontecer do verificador não passar no trem durante a sua viagem. Mas nunca se sabe quando isso vai acontecer e se ele passar e você não tiver a passagem ou não tiver convalidado, você corre o risco de levar uma multa e ser obrigado a descer naquela estação.

 

 

Vamos aprender algumas palavras, para facilitar sua viagem:

A palavra “troco” em italiano é “resto”.

Ida em italiano “andata” e volta “ritorno”.

“Da dove vuoi partire” de onde quer partir e “Dove vuoi arrivare” onde quer chegar.

Plataforma em italiano “binario”.

 

Agora que você já sabe como funciona os trens na Itália, preparei também um ebook gratuito pra você, já garantiu sua cópia? São mais de 80 páginas de conteúdos…

  • dicas de como aprender
  • aulas: números, cores, profissões, palavras mais usadas
  • frases importantes para o dia a dia: restaurante, aeroporto, hotel, trem e
  • frases de amor desta língua romântica…

Faça o download agora, é gratuito, basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview