Home / Culinária Italiana  / Queijos Mais Consumidos pelos Italianos – Formaggi

Queijos Mais Consumidos pelos Italianos – Formaggi

Neste artigo, vamos conhecer os queijos mais consumidos pelos italianos, são muitos parecidos com os nossos, destacando uma diferença apenas para o nosso mais consumido por aqui, a Muçarela, você sabe como ela é na Itália? Vem comigo que neste artigo vou te contar…

Hoje o assunto é queijo, para todos assim como eu, apaixonados por essa iguaria. Embora consumido no mundo inteiro, não existe qualquer evidência conclusiva indicando sua origem, porém o queijo é um dos mais antigos alimentos preparados que a história da humanidade registra.

variedade-de-queijos

Mas vamos falar sobre os italianos já que o queijo tomou uma parte significativa na alimentação e está presente diariamente nos cardápios. Pois bem, a Itália produz, anualmente, 900.000 toneladas de queijos com mais de 100 diferentes tipos. De sabores e perfumes tão peculiares quanto atraentes, dos mais fortes aos mais suaves, os queijos italianos encantam paladares do mundo inteiro.

queijo

Existem queijos para todos os gostos e ocasiões. Industrializados ou caseiros, podem ser servidos como petisco, na sobremesa, no café da manhã ou em lanches. Ou melhor, fazem o menu da festa italiana mais gostosa e prática que existe: queijos e vinhos.

 

Queijos típicos italianos

 

O Gorgonzola é um queijo azul feito de leite não pasteurizado de vaca. Sabor? Levemente salgado e picante. A textura é semimacia e quebradiça e com acúmulo de bolor no centro da peça. Acompanha bem os vinhos brancos.

image53

 

O Mascarpone é um queijo fresco que tem consistência de manteiga amolecida. Ele também é feito de leite de vaca, porém sem sal. Branco da cor da neve, está pronto para ser consumido no espaço de vinte e quatro horas e tem sua melhor qualidade durante os meses do outono e inverno.

Pode ser consumido no seu estado natural ou servido como uma sobremesa. É delicioso quando misturado com chocolate, café, brandy ou licor. Tem aplicações na culinária, principalmente na preparação de massas de pastelaria, sobremesas e pratos com vegetais. Acompanha bem vinhos brancos suaves.

 

 

A Muçarela é um queijo fresco, a princípio produzido com leite de búfala, mas hoje feito em todo o mundo a partir de leite de vaca. Uma boa muçarela deve possuir uma crosta fina, consistência semi dura, textura compacta, fechada, coloração esbranquiçada, odor suave e sabor ligeiramente ácido e salgado.

É um queijo coalhado, para ser consumido fresco, com textura firme, sabor e aroma que lembram o leite de que é feito. É indispensável nas pizzas e lasanhas.

Existem algumas diferenças entre a muçarela brasileira e a mozzarella italiana, a começar pelo sabor, onde a brasileira é um pouco mais salgada e quase sempre vendida em peças para fatiar, além de ser mais amarelada.

Já a italiana é branca em forma de bola e é vendida em um saquinho que contem uma água conservante e bem mais leve, lembra um pouco o nosso queijo de minas mas com o meio mais mole, natural e bem mais saborosa. É possivel encontrar esse tipo em alguns mercados do Brasil, porém com um preço bem mais alto.

 

(Mozzarella italiana)

 

Já a Muçarela de búfala apresenta um sabor adocicado e refrescante. Consumida ao natural como aperitivo, tem a vantagem de ser mais leve do que os queijos comuns. Acompanha vinhos tintos leves. Seu formato assemelha-se a um casco de cavalo. Ótimo com torradas e receitas diversas.

 

O Parmesão é um queijo firme cozido e um dos mais conhecidos e imitados em todo o mundo. Suas principais características são o baixo teor de umidade e a textura granular mais conhecido como queijo Grana.

A massa é dura, compacta e quebradiça, de cor amarelo-palha e odor e sabor picante e forte. Porém, o queijo autêntico é o Parmiggiano Reggiano. Feito de leite desnatado de vaca e guardado por pelo menos um ano para “curar”. Seu sabor é rico e picante, o que faz com que seja um dos queijos mais utilizados em receitas culinárias. Ralado é excelente em sopas, macarronadas, polentas e risotos. Acompanha bem os vinhos tinto.

 

O Pecorino romano é um dos queijos mais velhos do mundo e diz a lenda que pode ter sido o primeiro no mundo. Este queijo de leite de ovelha, é feito originalmente nos laticínios dos arredores de Roma. Tem baixo teor de gordura, massa dura, textura densa, cor branco acinzentada e sabor salgado e picante. Acompanha bem os vinhos tintos.

 

queijos

 

A Ricota é um queijo fresco, macio, sem sal ou quase sem sal, fresco ou defumado. Utilizado em pastas, tortas, doces e recheios. Tem textura fina e sabor suave. Acompanha bem vinhos brancos leves.

 

O Provolone é um queijo muito difundido pelo mundo. Na Itália encontra-se três tipos: picante, doce e extra doce. O Provolone picante lembra o produzido no Brasil, ao passo que o extra doce lembra mais um queijo Mussarela. Acompanha bem os vinhos tintos.

 

Agora que você já conhece alguns dos principais queijos italiano, preparei também um ebook gratuito pra você, já garantiu sua cópia? São mais de 80 páginas de conteúdos…

  • dicas de como aprender
  • aulas: números, cores, profissões, palavras mais usadas
  • frases importantes para o dia a dia: restaurante, aeroporto, hotel, trem e
  • frases de amor desta língua romântica…

Faça o download agora, é gratuito, basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview