Home / Morar na Itália  / Morar na Itália: 7 dicas para quem quer morar na Itália

Morar na Itália: 7 dicas para quem quer morar na Itália

morar na itália

Essa é a nova série de artigos que vou escrever para falar um pouco mais sobre a itália. Na série desse mês quero te dar dicas preciosas sobre como morar na itália. Os motivos para você querer isso podem ser inúmeros.:

– Trabalhar na Itália;
– Morar em um país de primeiro mundo;
– Estudar em uma universidade italiana;
– Conhecer um pouco mais sobre sua cultura.

Seja qual for o seu motivo, eu te entendo totalmente. A Itália é um país lindo e com grandes diferenciais.

Como sou uma apaixonada pela itália, o que me fez criar o blog e o Curso Como Aprender Italiano, quero dividir um pouco mais sobre as possibilidades que a Itália pode proporcionar para quem deseja dar esse passo.

No artigo de hoje eu vou te mostrar dicas essenciais para realizar seu sonho de viver na italia. Então fica aqui comigo até o final para descobrir:

  • Pontos importantes para incluir na sua lista de tarefas;
  • Detalhes que você deve considerar;
  • Sites e pessoas que podem te ajudar nesse sonho.

7 dicas para quem quer morar na Itália

Bom, vamos as dicas que eu separei para você que deseja morar na Itália:

1. Esteja pronto para lidar com os desafios

Toda grande mudança traz novos desafios. Eu considero mudar de país uma das grandes. Toda sua rotina irá mudar, seu trabalho, idioma, costumes, comida, enfim são diversas perspectivas diferentes que trarão grandes obstáculos pela frente. Por mais que você organize tudo aqui antes de ir, os detalhes pequenos no decorrer irão te desafiar a se manter tranquilo e ser flexível. Portanto, organize o máximo que puder para facilitar, mas não vá com a crença de que tudo será mil maravilhas, seja flexível.

2. Defina seus objetivos

Você deseja estudar, trabalhar ou ambos. Definir isso com antecedência mudará completamente a forma e até o tempo de preparado para fazer a mudança. Você pode ir para estudar durante um período, meses ou anos. Mas você estar querendo mudar para lá definitivamente. Isso já é outro desafio. Definir bem qual seu objetivo vai facilitar todo o planejamento.

3. Calcule seu custo de vida antes de partir

Podemos fazer um artigo só sobre isso, pois é fundamental você ter uma noção de como essa mudança pode afetar seu bolso. Isso te dará mais informações na hora de decidir quando o como partir em busca do seu sonho.
Existem sites como Expatistan Numbeo te dão uma idéia aproximada de como seu custo de vida vai mudar.

4. Busque pessoas que já fizeram isso

Esse passo de ler esse artigo por exemplo já é um sinal que você está no caminho certo. Agora, vamos além. Quais outras pessoas podem te dar informações, dicas sobre a vida na Itália. amigos, familiares, blogueiros… Aqui no nosso blog vou postar sempre conteúdos, uma outra dica também de blog é o da Babi Campanaro do blog Viva Toscana (link http://www.vivatoscana.com.br/)

5. Faça uma viagem de teste

Antes de decidir efetivamente, que tal passar alguns meses testando. Quando criamos o sonho na nossa mente ele é de uma forma, mas quando executamos sempre aparece coisas que não estávamos observando no nosso planejamento. Ficar um período de teste é bom também para verificar se a cidade que você escolheu combina com o estilo de vida que você desejar ter ao morar na Itália.

6. Conheça a Cultura

Só por você estar aqui já me dá dicas que você conhece e gosta da cultura italiana, mas não custa lembrar. Conhecer mesmo que um pouco os costumes e a cultura do país de destino facilita sua entrada no grupinho, hehe. Você chegará mais preparado e não irá se surpreender com os costumes locais.

7. Aprenda Italiano

É bem interessante já entrar no país com o nível intermediário. Se a intenção é morar por um bom tempo, é provável que você irá procurar um trabalho na Itália e dominar o idioma é requisito. Hoje em dia existem maneiras inovadoras de como aprender italiano, sem precisar de 4 anos de estudo intenso, você conhece o meu método (Como Aprender Italiano)?

Conclusão

Esse foi apenas algumas dicas iniciais para você começar a preparar suas coisas para essa grande mudança. Nos próximos artigo dessa série quero entrar em detalhes, aprofundar os assuntos citados aqui.

Agora é com você. Deixe nos comentários qual teu objetivo lá na Itália e qual a dica que você pode dar para quem deseja morar na Itália.

Comentários

POST TAGS:

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview