Home / Cultura Italiana  / La Befana

La Befana

Vamos conhecer La Befana? Feriado italiano, logo após as festas de fim de ano. Por sinal muito curioso, vem comigo que vou te contar com mais detalhes.

Ciao a tutti,
Pra vocês que acharam que as festas italianas acabaram, estão enganados. Tão importante quanto Natal e Ano Novo no dia 06 de janeiro se comemora a Befana e é bastante comum as casas se encherem de meias penduradas nas janelas e portas como forma de enfeite.

Segundo o folclore popular, a Befana visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro, para encher suas meias de doces caso comportaram-se bem, ou com pedaços de carvão se não foram comportadas. Pede ainda a tradição que as crianças da casa deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico para a Befana.

 

As origens da lenda são pagãs e através de misturas das religiões ao longo dos séculos, chegou-se à Befana de hoje que é representada como uma velhinha de xale preto, coberta de fuligem porque entra nas casas pela chaminé. Ela voa montada numa vassoura, sempre sorri, e carrega um cesto cheio de doces e presentes.

 

Há diversas versões sobre a lenda, uns dizem que nasceu de um festival romano ligado à troca de presentes. Outros acreditam que está relacionado com as deusas mitológicas germânicas da natureza invernal, das amigas Holda e Berchta.
A mais tradicional é a católica e conta que a lenda nasceu com a história dos Reis Magos onde durante a sua viagem a Belém para conhecer o menino Jesus e doar os presentes, eles se perdem na estrada e encontram uma senhora idosa que lhes ajudou, porém não pode acompanha-los. Sentindo-se em culpa a senhora também decidiu levar um presente a Jesus, mas como não encontrou os Magos e nem a manjedoura, decidiu parar em todas as casas para dar doces à todas as crianças na esperança que um deles fosse o menino Jesus.

 

Devido a tradição, é bastante comum as igrejas organizarem a passagem da Befana nas casas, onde um voluntário(a) se veste como uma senhora muito velhinha, curvada, com uma vassoura na mão e um lenço na cabeça, acompanhada por um grupo animado. A Befana passa de casa em casa dando um saquinho de doces para cada criança e pergunta aos pais se ela merece doce ou carvão (existe um doce em forma de carvão rs).

 

 

Existem alguns poemas sobre La Befana, vamos aprender?

La Befana vien di notte
Con le scarpe tutte rotte
Col vestito alla romana
Viva, Viva La Befana!

 

(A Befana vem de noite
Com os sapatos estragados
Vestida à moda romana
Viva, viva, a Befana!)

 

Viene, viene la Befana
Vien dai monti a notte fonda
neve e gelo la circondan..
neve e gelo e tramontana!
Viene, viene la Befana

 

(Vem, vem, a Befana
Vem dos montes a noite profunda
Neve e gelo a circunda
Neve e gelo e tramontana!
Vem, vem, a Befana)

 

E você, o que vai ganhar? Doces ou carvão?

Buona Befana!

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview