Home / Cultura Italiana  / Festa della Repubblica Italiana

Festa della Repubblica Italiana

A “Festa della Repubblica Italiana” é o dia de celebração nacional, instituído para comemorar o nascimento da República Italiana. É comemorado todos os anos no dia 2 de junho, data do plebiscito de 1946, com a celebração principal que ocorre em Roma.

Em 2 e 3 de junho de 1946 foi realizado um referendo institucional em que italianos foram chamados às urnas para decidir qual forma de Estado dar ao país, sendo monarquia ou república. O referendo foi realizado após a Segunda Guerra, alguns anos após a queda do fascismo, que foi apoiado pela família real italiana por cerca de vinte anos.

Depois de 85 anos de reinado, com 12,717,923 votos contra 10.719.284, a Itália tornou-se uma república e o rei Umberto II de Savoia, para evitar confrontos entre os monarquistas e os republicanos decidiu deixar a Itália e ir para o exílio em Portugal.

Em 2 de junho comemoramos o nascimento da nação moderna de uma maneira similar ao francês 14 de julho aniversário da tomada da Bastilha e os EUA 04 de julho aniversário da Declaração de Independência da Grã-Bretanha.

A primeira celebração do Dia da República italiana teve lugar 02 de junho de 1948, na Via dei Fori Imperiali em Roma após uma coroa de louros colocada pelo Presidente Luigi Einaudi em homenagem aos “Milite Ignoto”. Com a entrada da Itália na OTAN, em 1949, dez celebrações foram realizadas simultaneamente em todo o país.

Já em 1961, a principal celebração do Dia da República não teve lugar em Roma, mas em Turim, a primeira capital da Itália unida. Naquele ano, também comemorou o centenário da unificação da Itália. Em 1963, o evento não foi feito no dia de 2 de junho devido às condições do Papa João XXIII, que estava morrendo, fazendo com que as celebrações fossem adiadas para 04 de novembro, para coincidir com o Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas.

Devido à grave crise econômica que agarrou a Itália nos anos setenta, para manter os custos estatais e sociais, o Dia da República, foi transferido para o primeiro domingo de junho, com a consequente supressão do feriado. Em 2001, por iniciativa do então Presidente Carlo Azeglio Ciampi, decretou que a festa seria oficialmente comemorada em 2 de junho.

A cerimônia oficial da celebração de Roma prevê o hasteamento da bandeira solene no Altar da Pátria e a homenagem ao soldado desconhecido com a colocação de uma coroa de flores pelo Presidente da República, na presença dos mais altos cargos do Estado, ou seja, o Presidente do Senado, o presidente da Câmara, o presidente do Conselho de Ministros, o Presidente do Tribunal constitucional, o ministro da defesa e chefe da defesa.

No período da tarde a cerimonia termina com a abertura ao público dos jardins do Palácio Quirinale, sede da Presidência da República italiana, com performances musicais com as bandas do Exército italiano, Marinha italiana, Força Aérea Italiana, a Polícia do Estado, a Polícia financeira, o Corpo de Polícia Penitenciária e o Estado Florestal.

Buona Festa della Repubblica Italiana a tutti!

Fonte: www.wikipedia.it

Agora que você já conhece sobre a República italiana, preparei também um ebook gratuito pra você, já garantiu sua cópia? São mais de 80 páginas de conteúdos…

dicas de como aprender
aulas: números, cores, profissões, palavras mais usadas
frases importantes para o dia a dia: restaurante, aeroporto, hotel, trem e frases de amor desta língua romântica…
Faça o download agora, é gratuito, basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview