Home / Cultura Italiana  / Festa della liberazione italiana

Festa della liberazione italiana

Hoje temos mais um motivo para comemorar junto com nossos amigos e familiares italianos, pois é o dia em que a Itália comemora a liberação de seu território do comando do governo fascista de Benito Mussolini, a festa della libertazione italiana. Uma festa para lembrar um passado horrível que terminou há 72 anos.

O mês de abril é um dos mais importantes para a história do país, já que durante o ano de 1945, a Itália colecionou muitas datas específicas, pois, com os avanços das tropas dos Países Aliados rumo ao norte da Itália, muitas cidades estratégicas foram sendo liberadas da opressão do comando nazifascista. As principais foram: Bolonha em 21 de abril, Genova em 23, e Veneza em 28; porém a cidade mais importante para a época, Milão, a sede do governo fascista, foi liberada em 26 de abril.

 

Mas o que aconteceu naqueles dias? Porque a resistência era tão importante para o nosso país? E, então por que comemorar? A Resistência, juntamente com os aliados, há muito tempo lutaram para derrotar os fascistas e os nazistas: pessoas de todas as esferas da vida e diferentes pontos de vista políticos se uniram para rebelar contra a ditadura. Sua luta resultou em uma guerra civil em grande escala. Aqueles que lutaram na Resistência era um partidário: os partidários não eram um verdadeiro exército, mas eram civis que se armaram o melhor que podiam e se reuniram em grupos para atacar o inimigo em todos os sentidos.

Os partidários e todos os outros partidos que se opuseram ao Nazi (católicos, comunistas, liberais, socialistas, acionistas, monárquicos, anarquistas) foram unidos no Comitê Nacional de Libertação e graças à essa luta unida de todos os oponentes ao fascismo, que transformou a Itália em um país democrático.

Uma maneira muito agradável para celebrar é ir aos desfiles que ocorrem em várias cidades italianas. Nas ruas as pessoas cantam agitando bandeiras e comemoraram com muita alegria e felicidade essa libertação italiana. Nestes eventos, embora cada vez menos, é possível encontrar os partidários. Crianças, mulheres e homens caminham ao lado destes velhos guerreiros cheios de orgulho por lutarem e permitirem uma vida melhor ao povo italiano. É um momento muito emocionante para todos, pois a população faz questão de apertar as mãos desses “heróis” para lhes agradecer e aplaudir-los.

Além dos eventos, alguns grupos fazem um cortejo em lugares históricos da cidade para deixar coroas de folhas como forma de homenagens à aqueles que lutaram e morreram durante a guerra. Em algumas cidades ainda é possível conhecer os membros da família daqueles que participaram diretamente na resistência.

O grupo Modena City Ramblers regravou uma canção chamada Ciao Bella em forma de homenagem a esse dia, embora seja uma canção triste, é cantada com muita alegria devido aos fatos.

 

Buona festa della Liberazione a tutti!!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a festa della liberazione italiana, preparei também um ebook gratuito pra você, já garantiu sua cópia? São mais de 80 páginas de conteúdos…

dicas de como aprender
aulas: números, cores, profissões, palavras mais usadas
frases importantes para o dia a dia: restaurante, aeroporto, hotel, trem e frases de amor desta língua romântica…
Faça o download agora, é gratuito, basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview