Home / Cultura Italiana  / Festa del lavoro

Festa del lavoro

Dia 01 de maio é mundialmente o Dia do Trabalhador e por isso vou contar um pouco da história dessa data na Itália e como é celebrada ainda nos dias de hoje.

Primeiramente, essa data surgiu após uma grande manifestação em Chicago no ano de 1886, com o objetivo de celebrar e recordar a luta da classe operária e garantir o reconhecimento e seus direitos, mas como os italianos festejam essa data tão importante?

A primeira revista a lançar um artigo foi a Lá Rivendicazione, publicado em Forli, em 26 abril de 1890 que dizia o seguinte: “O primeiro de Maio é como palavra mágica que corre de boca em boca, que alegra os corações de todos os trabalhadores no mundo, é palavra de ordem é trocada entre todos os interessados em auto-aperfeiçoamento. “
Entre os documentos filmados a festa na Itália, o produtor de cinema Cataldo Balducci apresenta o evento documentário grandioso para 1 de Maio de 1913 em Andria com desfile que percorre as ruas movimentadas da cidade: homens, todos com o chapéu, siga a banda tocando, com algumas bandeiras.
Durante o período fascista, a partir de 1924, a celebração foi antecipada para 21 de abril, coincidindo com o nascimento de Roma, tornando-se, pela primeira vez legalmente sob o nome de “Natal em Roma -. Dia do Trabalho” Ele foi então levado de volta para 01 de maio após o fim da guerra, em 1945, mantendo o status de um feriado público.
Em 1947, a celebração foi marcada em Portella della Ginestra, Palermo, quando supõe-se que a banda de Salvatore Giuliano dispararam contra uma procissão de cerca de dois mil trabalhadores do partido, matando onze pessoas e ferindo cinqüenta. Outras fontes afirmam que o tiroteio foi organizado pela “inteligência”, a fim de ser capaz de acusar e desacreditar aos olhos dos cidadãos Salvatore Giuliano com sua banda.
Em 01 de maio de 1955 papa Pio XII instituiu a festa de São José Operário, porque essa data também pode ser partilhada totalmente pelos trabalhadores católicos.
Desde 1990, as confederações CGIL, CISL e UIL, em colaboração com o município de Roma, organizou um grande concerto para celebrar o 01 de maio, destinado principalmente a jovens é realizada na Piazza San Giovanni, a partir da tarde até a noite, com a participação de muitos grupos e cantores musicais, e é seguido por centenas de milhares de pessoas, além de ser transmitido ao vivo pela Rai.
Nos dias de hoje, a Festa de 1o de maio costuma ser mais uma reunião familiar ou de amigos, com passeios aos parques, piqueniques, churrasco ou encontro nos shopping da cidade como forma de aproveitar o feriado.

Buona festa del lavoro a tutti!

Agora que você já sabe como é a Festa del lavoro na Itália, preparei também um ebook gratuito pra você, já garantiu sua cópia? São mais de 80 páginas de conteúdos…

dicas de como aprender
aulas: números, cores, profissões, palavras mais usadas
frases importantes para o dia a dia: restaurante, aeroporto, hotel, trem e frases de amor desta língua romântica…
Faça o download agora, é gratuito, basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview