Home / Sem categoria  / Dia dos pais na Itália

Dia dos pais na Itália

Hoje é um dia bem especial para nós descendentes e amantes dos italianos, pois é comemorado o dia dos pais na Itália (La festa del Papà em italiano).

No dia 19 de março, de acordo com o calendário católico é comemorado o dia de São José (San Giuseppe) pai do menino Jesus e nada melhor do que homenagear todos os pais nesta data e por isso é bastante comum nesse dia algumas comunidades do sul da Itália ligadas a igreja promoverem festas e almoços para os pobres, em memória a generosidade de São José.

 

Com mais características religiosas e menos apelo comercial, a data que homenageia os pais italianos começou a ser comemorada por monges beneditinos no ano 1030, mas só em 2008, o Governo Italiano começou a desenhar uma possível lei para tornar a data uma festividade civil, sendo considerada feriado, porém ainda não aprovada, já que o intuito é diminuir o número de feriados no país.

Como tudo na Itália se comemora com comida, o dia dos país não poderia ser diferente. É bastante comum a família se reunir em um restaurante ou em casa mesmo, fazendo um banquete enorme com diversos tipos de comidas, mas o prato especial do dia costuma ser “fritelle di riso” (uma espécie de bolinho de arroz muito gostoso).

Os pais são homenageados e normalmente recebem presentes dos seus filhos, porém o mais curioso é que em diversas regiões, os pais costumam serem presenteados com um doce típico e um dos mais tradicionais e conhecidos nessa época é “Zeppole di San Giuseppe”, espécie de rosquinha frita e recheada com creme de baunilha.

Para os amantes de culinária, segue a receita desse doce incrível:

Ingredientes (para 10 zeppole):
4 ovos inteiros
175 g de farinha de trigo
200 ml de água
100 g de manteiga
1 pitada de sal
óleo para fritura
açúcar de confeiteiro para polvilhar
para o creme:
200 ml de leite (primeiro leite)
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de farinha de trigo,
1 ovo
5 gemas passadas pela peneira
300 ml de leite (segundo leite)
110 g de açúcar,
½ fava de baunilha aberta ao meio (ou gotas de baunilha),
60 g de manteiga

Preparo do creme:
Dissolva o leite, o amido de milho e a farinha de trigo. Acrescente o ovo e as gemas. Reserve. Misture os 300 ml de leite (segundo leite) com o açúcar e a fava de baunilha. Leve para ferver. Adicione a mistura do primeiro leite ao segundo (que tem amido, ovo e gema). Mexa sem parar até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Leve a batedeira em velocidade baixa somente para esfriar. Passe o creme por uma peneira fina e coloque numa tigela.

Preparo das zeppole:
Coloque a água com uma pitada de sal em uma panela e leve ao fogo, quando começar ferver coloque toda a farinha e mexa tudo com uma colher de madeira, até a massa desgrudar do fundo da panela (cuidado para não encaroçar). Tire do fogo, deixe repousar e quando esfriar coloque os ovos e a manteiga e misture tudo energicamente, criando uma massa bem amalgamada. Com o saco de confeitar, coloque dentro uma boa quantidade da massa e faça círculos em forma de “rosquinhas”. Se preferir as “zeppole” menos calóricas, forre uma assadeira com papel manteiga e asse as “zeppole” em forno a 180°C por 20 minutos. Todavia, para as verdadeiras “zeppole”, frite-as em bastaste óleo quente, e retire-as ainda bem clarinhas. Depois de frias, polvilhe com açúcar de confeiteiro, corte-as ao meio, e novamente use o saco de confeitar com o creme para recheá-las com o creme. Enfeite o centro com um pouco da geleia de sua preferência.

Agora que você já sabe quando é comemorado o dia dos pais na Itália, preparei também um ebook gratuito pra você, já garantiu sua cópia? São mais de 80 páginas de conteúdos…

Dicas de como aprender aulas: números, cores, profissões, palavras mais usadas, frases importantes para o dia a dia: restaurante, aeroporto, hotel, trem e frases de amor desta língua romântica…
Faça o download agora, é gratuito, basta clicar na imagem abaixo:

 

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview