Home / Morar na Itália  / Como trabalhar na Itália Legalmente (Série Morar na Itália)

Como trabalhar na Itália Legalmente (Série Morar na Itália)

trabalhar na itália

No artigo passado dei 7 dicas para realizar seu sonho de morar na Itália, passando por questões financeiras, planejamento até questões mais práticas como a cultura e o idioma.

Hoje vamos continuar a série aprofundando o assunto de como trabalhar na Itália de forma legal. Vou te dar algumas opções para expandir as suas possibilidades.

Vamos lá!

Primeiro vamos ao que você não deve fazer:

1 – Viver ilegalmente

Além do risco padrão de viver em um país ilegalmente, conseguir um emprego nessa situação é bem mais difícil. Além disso, você fica vulnerável a muitas coisas como: Não receber o pagamento, sofrer um acidente, ser pego…
A lei não estará ao seu favor e ninguém poderá te amparar… Enfim, é uma furada!

2 – Não dominar o idioma Italiano

Essa não é necessariamente uma dica Não FAÇA, mas achei melhor deixar aqui para incentivar você a buscar a fluência o quanto antes. Meu ponto é: não dê motivos para não conseguir um emprego.

Quando entramos em outro país, conseguir um emprego não é apenas fruto da nossa competência e força de vontade, a língua é muitas vezes um fator predominante. Como estamos falando da Itália, não adianta muito você saber Inglês fluente por exemplo.

 

Como trabalhar na Itália Legalmente

Agora vamos ao Trabalho. Literalmente!

Vou citar algumas opções que você pode investir para conseguir seu trabalho:

1 – Cidadão da Comunidade Européia

Essa é a forma mais tranquila e provavelmente não se aplica a maioria dos leitores. Mas fiz questão de citar para deixar essa possibilidade para algum brasileiro que já é cidadão europeu. Se você já é um cidadão da comunidade européia não é necessário um pedido oficial para trabalhar na Itália, embora seja necessário fazer o pedido de um autorização de residência (permesso di soggiorno). É possível residir na Itália por um tempo suficiente até encontrar seu trabalho.

2 – Cidadania Italiana

Outra possibilidade é ter a cidadania italiana. Isso facilita e muito o processo para morar e trabalhar na Itália. Estima-se que mais de 25 milhões de brasileiros descendentes de italianos possuem direito a cidadania italiana. Para isso é necessário recolher toda a documentação necessária e dar entrada no pedido de reconhecimento. Uma dia aqui é, se possível, fazer o processo na Itália, já que no Brasil é bem demorado.
Um dica extra é conhecer o trabalho do Fábio Barbiero do site Minha Saga que compartilha sua experiência ao obter a cidadania Italiana.

3 – Visto de estudante (visto per motivi di studio)

Uma opção de longo prazo é vir para estudar. Obter um visto de estudo tem duração proporcional a duração do curso e te dá permissão de viver na Itália (permesso di Soggiorno), o visto de estudos pode futuramente ser convertido em de trabalho, quando se tiver um contrato regular. você pode escolher entre cursos de extensão, faculdade ou pós-graduação. Para obter esse tipo de visto você precisa realizar o processo ainda no Brasil.

4 – Visto de trabalho (visto per motivi di lavoro)

Esse é provavelmente o mais difícil e o que se aplica a maioria dos brasileiros já que a maioria dos leitores ainda reside no Brasil e não tem descendência italiana. Esse tipo de visto se aplica a emprego (lavoro subordinato), trabalho temporário (lavoro stagionale) e autônomo (lavoro autonomo).
Para os dois primeiros, o empregador deve apresentar um pedido específico de permissão no Escritório de Imigração responsável da região do trabalho.

Já para o trabalho autônomo, industrial, comercial, para as empresas ou mesmo abrir uma empresa é preciso possuir uma série de requisitos profissionais exigidos por lei para atuar em cada uma dessas atividades. Além disso, você precisa solicitar o visto de ingresso no órgão de representação diplomática competente.

Essas são as possibilidades para quem deseja trabalhar na Itália da forma correta. Qual dessas você se encaixa?

Sair do Brasil já com um emprego na Itália é um grande sonho e sim é difícil porém, é uma opção válida e possível como vimos acima. O segredo é planejar e não desistir.

 

Como encontrar um trabalho na Italia?

E se o processo de visto já está encaminhado e agora seu foco principal é conseguir um emprego:

Vocês tem duas opções, dependendo do visto que você pretende solicitar e sua realidade atualmente:

Encontrar um trabalho estando no Brasil: Nesse caso te sugiro o site Trabalho Na Itália que possui a seção Vagas Abertas com informações sobre as vagas atuais abertas na Itália.

Encontrar um trabalho estando na Itália: Nesse caso você pode recorrer a feiras do setor que atuação que você deseja emprego, indicação de amigos e conhecidos italianos e por fim, através de agências de emprego. O site Brasil na Itália apresenta uma vasta lista de Agências para você.

E aí, já preparou seu currículo em Italiano. Precisa de ajuda no Idioma? Você pode dar uma olhada aqui para conhecer um método inovador no ensino do Italiano.

É isso! Deixe comentário sobre esse artigo. Qual suas dúvidas, qual trabalho você deseja ter na Itália e como está seu processo de mudança.

Nos vemos no próximo artigo da série!

 

Série Morar na Itália

Veja o Artigo 1 dessa série: 7 dicas para quem quer morar na Itália

 

Fonte

Ministero dell’Interno

Trabalho na Itália

 

Comentários

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview