Home / Aulas de Italiano  / Apericena

Apericena

APERICENA (Aperitivo + Cena) (Aperitivo + Janta)

Sabe aquele Happy Hour que todos adoram fazer em um fim de tarde, depois de um longo dia de trabalho? Pois é, aqui na Itália chamamos de Apericena, que nada mais é, que um encontro entre amigos ou colegas de trabalho para bater um papo e descontrair, enquanto se bebe um bom drink acompanhado de um farto buffet de petiscos.

A bebida que mais é consumida nesse momento é o spritz (água com gás, prosecco e aperol ou sem a parte alcoólica para aqueles que não bebem) com origem na região de Veneto, porém muito apreciada em todo o país.

1-aperitivo-spritz

E como funciona o Apericena aqui na Itália?

Geralmente você paga pela sua bebida alcoólica ou não alcoólica um valor fixo, e tem direito ao buffet de petiscos a vontade, o que inclui na maioria das vezes batata chips, azeitona e amendoim que acaba se tornando um “regalo” (presente), pois no final você paga apenas pelo drink.aperitivo1

O valor em média de um spritz é  € 4,00 (quatro euros) porém já vou logo adiantando que é impossível tomar só um, pois trata-se de uma bebida mais fraca, mas que se abusar pode sair “ubriaco” (bêbado).

Portanto não se esqueça, se vier para a Itália vale a pena experimentar essa gostosura e aproveitar o momento com os amigos e para que ocorra tudo bem, vou ensinar algumas frases para esse encontro especial:

Per favore, uno spritz aperol (Um spritz aperol, por favor)

Un tavolo per due, per cortesia. (Uma mesa para duas pessoas por gentileza)

Per me, uno spritz analcolico! (Pra mim, um spritz sem álcool)

Puoi portarmi il conto (Pode me trazer a conta)

 

 

Agora vou te dar mais detalhes de como você pode fazer o seu Spritz, e celebrar a Aparicena aqui no Brasil. Existem diferentes formas de se fazer o Spritz, porém, esta é bem comum! Para fazer em casa, basta misturar todos os ingredientes em um copo:

 

3 partes de prosecco

2 partes de Aperol

1 parte de água com gás

Gelo

1 fatia de laranja para decorar

 

Buono Spritz 🙂

 

Comentários

POST TAGS:

comoaprenderitaliano@gmail.com

Apaixonada desde sempre pela Itália. Aprendeu italiano do Zero e viveu por lá mais de 4 anos. Hoje ensina pessoas a realizarem seus sonhos através do programa Aprenda Italiano Online!

Review overview